Há 20 anos atrás, do espírito empreendedor de quatro jovens licenciados em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, surgiu a Wavecom, uma empresa de engenharia, especializada em comunicações wireless, com uma forte componente de Integração e Desenvolvimento.

O Grupo Wavecom é agora constituído por quatro empresas sediadas em Aveiro, e conta atualmente com cerca de 200 funcionários. 

Desde sempre, a empresa centrou-se na Inovação e Desenvolvimento, nomeadamente, na área de redes e telecomunicações. 

Com projetos realizados em várias partes do mundo, com mais de 2 mil ligações em quatro continentes, a Wavecom desenvolveu e implementou vários projetos de Redes que suportam a telegestão das águas, a logística de Portos Marítimos e Aeroportos, Hospitais, Universidades, Transportes e tantas outras Empresas.

Ao nível nacional, durante estes 20 anos, destacam-se projetos de referência para clientes como:

– FCCN – implementação do maior projeto Europeu de comunicações unificadas, que teve como objetivo interligar todas as instituições do Ensino Superior Público Nacional, através de telefonia, baseado em tecnologia OpenSource.

– EDP Renováveis – interligação de todos os parques eólicos da península ibérica, numa extensão de mais de 6000 km.

– UEFA – a cobertura Wi-Fi da final da Liga dos Campeões, em maio de 2014, no Estádio da Luz, com o objetivo de dar conectividade a cerca de seis mil pessoas, entre jornalistas, convidados e pessoal da UEFA. 

– CARRIS – implementação da  solução SmartBus em todos os autocarros da Carris em Lisboa. Esta solução da Wavecom, não só fornece internet de qualidade aos passageiros, como permite, entre muitos dados, dar a conhecer a ocupação de passageiros em tempo real com o objetivo de suportar a gestão da frota e das operações.

Ao nível internacional estamos presentes em países como: Cabo Verde, Angola, Moçambique e Espanha, tendo realizado projetos em países como Brasil, Jamaica, Roménia, Itália, Inglaterra, Guiné-Equatorial e China, entre outros.

Atualmente contamos com um novo edifício sede à entrada de Aveiro, com mais de 3000 m2 de área bruta construído para receber toda a equipa.

A Wavecom aposta no contínuo desenvolvimento de  produtos e soluções próprias para as Redes 5G; Internet das Coisas; Indústria 4.0; Soluções para transportes de passageiros; Smart Cities; Smart Agriculture; Smart Environment e Smart Coast. 

Segundo a administração da Wavecom: .”..esta é a nossa visão e o nosso ADN para, pelo menos, mais 20 anos de existência”.

Projetos relevantes Wavecom

Tudo começou em junho de 2000!

Ao longo destes 20 anos de existência, perdemos a conta ao número de projetos implementados, no entanto, alguns são merecedores de destaque e que fizeram da Wavecom a empresa líder de mercado em Portugal no planeamento e instalação de ligações wireless.

Em 2005, a Wavecom participou ativamente no projeto Porto Digital, que consistiu na cobertura Wi-Fi de toda a área da baixa do Porto, desde a Ribeira até à Foz.

A entrada no mercado das Comunicações Unificadas deu-se em 2008, quando iniciou o maior Projeto VoIP da Europa baseado em tecnologias OpenSource, lançado pela FCCN e que tinha como objetivo interligar todas as instituições do Ensino Superior Público Nacional pertencentes à RCTS – Rede de Ciência Tecnologia e Sociedade – através de telefonia sobre protocolo Internet (VoIP).

Em 2009 foi constituída uma SGPS que detém a Wavecom e outras empresas ligadas às telecomunicações, que surgiram como spin-off’s de projetos de I&D. Entre elas contam-se a GoContact, e a GoWi-Fi, empresas criadas para dar resposta a áreas abrangentes e que refletem a evolução do negócio e o espírito criativo e empreendedor dos seus fundadores.

No ano de 2011, implementou o maior projeto de links wireless, uma rede ibérica para a EDP Renováveis que interligou mais de 6000 Km de extensão em parques eólicos. Nos dias de hoje a empresa é ainda responsável pela manutenção e monitorização 24/7 de 150 parques em toda a Península Ibérica. 

Nas energias renováveis, para além da EDP Renováveis, podemos ainda contar com instalações nos parques eólicos das Vestas, Iberwind, Finerge, e outras, o que nos permite afirmar que 50% da energia eólica em Portugal é produzida utilizando as nossas telecomunicações.

Ainda em 2011 entrámos no Brasil e em 2013 no mercado Moçambicano, constituindo uma empresa 100% Wavecom.

Em 2013, a Wavecom vence o prémio da Categoria Best Study Example of Cloud Services for Private Sector, dos prémios Eurocloud Portugal. Ainda nesse ano, a Plataforma VoIP FineSource desenvolvida pela Wavecom, foi distinguida com o prémio de melhor Caso de Estudo apresentado na VoIP2Day – SIMO em Madrid – a maior feira tecnológica do sul da Europa – tendo sido reconhecido como o maior caso de sucesso de VoIP implementado em tecnologia OpenSource no Mercado Europeu.

Enquanto fabricante de soluções de comunicação via rádio, a Wavecom lançou em 2014 o Wavesys, um rádio de comunicações, que se destaca pela criação de uma Plataforma Rádio Integrada. Esta plataforma distingue-se pela originalidade de integrar vários interfaces rádio, banda larga e banda estreita, num mesmo equipamento, para comunicação com diferentes níveis de terminais, com diferentes necessidades de largura de banda e sob diferentes condições de propagação rádio.

O primeiro grande projeto com esta gateway Wavesys foi a monitorização do sinal TDT (Televisão Digital Terrestre) existente em Portugal. Foram colocadas cerca de 450 sondas distribuídas de norte a sul do país, que monitoriza constantemente o sinal e transmite esses dados via 3/4G a uma plataforma central, permitindo à ANACOM acompanhar em tempo real a qualidade do sinal. 

Ainda em 2014, a Wavecom deu entrada no mercado Angolano, através de uma parceria estratégica com a ANGOLACA, uma empresa do Grupo ACA Portugal que quer diversificar as suas áreas de intervenção.

Neste mesmo ano implementámos a cobertura Wi-Fi da Liga dos Campeões em maio de 2014, no Estádio da Luz, destinada a seis mil pessoas, entre jornalistas, convidados e pessoal da UEFA. Esta solução contemplou mais de 120 APs distribuídos por várias zonas com o intuito de fornecer internet aos vários utilizados. Foram criadas ainda redes privadas de trabalho para a gestão e produção de todo o evento, bem como a ligação à rede interna da UEFA. 

No final desse ano, a Wavecom concebeu e implementou um sistema de Telemetria e Vigilância automática em 4 ribeiras na ilha da Madeira para prevenção das catástrofes. Esta solução tem por base uma rede privada de comunicações, independente e redundante, capaz de suportar as comunicações entre os pontos de monitorização e o LREC (Laboratório Regional de Engenharia Civil), permitindo obter dados telemétricos de equipamentos de medida e imagens digitais de câmaras de videovigilância em vários locais e designados por pontos de monitorização. 

Em Maio de 2015, abrimos a Wavecom ES, uma empresa Espanhola para abordar o mercado principalmente na componente Wireless e no final deste ano, implementámos e cobertura integral Wi-Fi de todos os espaços exteriores do Porto de Algeciras, considerado o 5º maior porto comercial da europa e o maior porto da bacia do mediterrâneo, localizado na cidade portuária de Algeciras, na província de Cádiz, em Espanha. É um porto multiuso, com finalidades comerciais, de pesca e passageiros, com numerosas infraestruturas marítimas espalhadas por toda a Baía de Gibraltar. 

2016 é ainda marcado pelo projeto da CP, em que a Wavecom, através do seu rádio Wavesys, dotou os novos alfas pendulares com internet acessível e navegável.

2017 e 2018 foram anos de implementação dos maiores projetos como o caso da Guiné Equatorial com a assinatura de um contrato para a cobertura rádio e Wi-Fi de todos os edifícios governamentais, em linha com a informatização da administração pública da Guiné Equatorial. 

Nos transportes, implementámos no final de 2018 a nossa solução de SmartBus em todos os autocarros de Lisboa da Carris.