As regras de acesso às praias nacionais mudaram e, já há novas normas de acesso. As entradas passam a ter de ser controladas para que não haja grandes concentrações de pessoas nas praias portuguesas.

A solução da Wavecom disponibiliza o estado de ocupação da praia através da  aplicação ‘Info praia’ e no sítio na internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) sendo possível perceber se a praia onde quer ir está com lotação esgotada ou não, e não só! Locais como piscinas municipais, praias fluviais e outras infraestruturas podem adoptar esta solução que permite fazer uma melhor gestão da capacidade dos espaços existentes.

Esta solução permite supervisionar o acesso das pessoas evitando aglomerados nos areais e infraestruturas públicas. A contabilização será realizada em tempo real, o que permitirá organizar rapidamente os espaços monitorizados. Segue ainda a recomendação do Ministério do Ambiente e trabalha com tecnologia que não necessita de autorização de RGPD, uma vez que não identifica nem grava imagens pessoas.

A instalação é simples e rápida e o equipamento é totalmente autónomo, uma vez que não necessita de ligações à rede eléctrica.

Uma das grandes inovações patentes nesta solução é o uso de algoritmos preditivos que permite conseguir prever a taxa de ocupação com uma hora de antecedência. Ou seja, a pessoa que pretende deslocar-se a uma determinada praia que tenha esta solução, consegue saber o estado de ocupação prevista da mesma, na próxima hora.

Para mais informações consulte 👉 Controlo de ocupação de áreas balneares