A Wavecom aloca parte das suas receitas anualmente para o I&D e destaca-se na área de Investigação e Desenvolvimento

Criação de uma primeira Plataforma Rádio Integrada de nome WaveSys desenvolvida em Portugal.

Participação em vários projetos de I&D Nacionais e Internacionais.

Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

A Wavecom integra desde 2010 a rede PME Inovação da COTEC.

REDEPMECOTEC-255x283

Projetos em que a Wavecom participou

SUIT1-150x150
SUIT – Scalable, Ultra-fast and Interoperable Interactive Television

O projeto SUIT é um projeto STREP, desenvolvido no âmbito do 6º programa quadro da União Europeia, envolvendo parceiros de diversos países, tendo como objetivo o desenvolvimento de um demonstrador comum para o fornecimento de serviços avançados de televisão.

FUTON-150x150
Fibre-Optic Networks for Distributed Extendible Heterogeneous Radio Architectures and Service Provisioning

Neste projeto, pretende-se explorar as tecnologias de radio-over-fiber para implementar redes celulares 4G com estações base mais simples e com melhor desempenho, com flexibilidade para suportarem vários standards viabilizando redes heterogéneas.

wisquas-150x150
Wireless Systems Providing High Quality Services

Trata-se de um projeto cujo objetivo é o estudo e desenvolvimento de técnicas avançadas de cross layer optimization para redes wireless, rompendo com a tradicional independência

mobilia-150x150
SUIT – Scalable, Ultra-fast and Interoperable Interactive Television

O projeto Mobilia é um projeto CELTIC envolvendo um conjunto de parceiros Europeus e, ao nível nacional, a Wavecom Soluções Rádio bem como o Instituto de Telecomunicações. Ao nível nacional o projeto é cofinanciado pela ADI.

godiv-150x150
Enhanced Wireless Communication Systems Employing Cooperative Diversity

O projeto visa o desenvolvimento de funcionalidades de diversidade e do conceito de cooperação entre terminais móveis, para a otimização das comunicações em desempenho e autonomia.

SABIA QUE

A Wavecom tem vários anos de experiência de gestão de projetos de IDI, nomeadamente em projetos de I&D (a maior parte europeus), como são exemplos: o Disert; o RADNAV; o SAMBA; e o AGORA.

Esta experiência foi adquirida, em grande parte, numa entidade do SCT, o Instituto de Telecomunicações – Pólo de Aveiro.

A Wavecom tem uma estreita cooperação com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. Possui uma forte ligação à Universidade de Aveiro, que constitui a sua principal fonte de recrutamento, e ao Instituto de Telecomunicações – Pólo de Aveiro, parceiro tradicional em projetos de I&D. Os fundadores da empresa, e atuais Administradores, são oriundos do IT.

Existe também uma articulação com outras instituições de ensino, nomeadamente a Universidade do Minho, o ESTGA (Águeda), o IPVC (Viana do Castelo),o IPCB (Castelo Branco) e o IPL (Leiria).