Candidatura ao SI I&DT – Projetos Individuais n.º 33976
NUP: CENTRO-07-0202-FEDER-033976

Designação do Projeto: HiperWireless – Comunicações micro ondas ponto multiponto na banda hiperlan livre (17GHz)

Duração do Projeto: O período inicialmente definido para implementação deste projeto decorria entre 1 de julho de 2013 e 31 de março de 2015, tendo sido posteriormente solicitado a alteração da data de conclusão do mesmo para 30 de junho de 2015.

Investimento Previsto e Incentivo Atribuído:No âmbito da candidatura que foi apresentada ao SI I&DT, foi aprovado um investimento total de 383.631,92 euros, tendo sido considerado como despesas elegíveis o montante de 342.117,50 euros. O incentivo atribuído à candidatura assume a modalidade de Incentivo não reembolsável, até ao valor de 213.322,61 euros.

Qren

Descrição do projeto: O objetivo principal do projeto “HiperWireless” é o desenvolvimento de uma solução de comunicações ponto-multiponto na banda dos 17GHz que permita a utilização de cartas rádio Wi-Fi comerciais, no entanto tirando partido de novo hardware a desenvolver que permitirá o funcionamento das cartas rádio Wi-Fi naquela banda de frequências e a operação em modo full-duplex. A solução proposta será flexível e permitirá comunicações fiáveis, seguras e de elevado desempenho, e não estará restrita a um rádio Wi-Fi específico.

A estratégia a adotar no desenvolvimento passa pela utilização de um equipamento de comunicações OpenWRT com dois Wi-Fi comerciais e pela definição de um novo protocolo de acesso ao meio que tire partido dos dois rádios para comunicações fiáveis e de elevado vdesempenho. Por outro lado, não existindo no mercado soluções de hardware compatíveis com rádios Wi-Fi comerciais e que permitam satisfazer os requisitos de frequência e bidirecionalidade pretendidos, será também desenvolvido um subsistema de hardware que permitirá realizar conversão de frequência entre a banda convencional de 2,4GHz ou 5,8GHz para a banda livre dos 17GHz, bem como um diplexer de polarização com um nível de isolamento adequado à aplicação, para permitir tirar partido das comunicações em modo full-duplex.

Candidatura ao SI I&DT – Projetos em Copromoção n.º 34146
NUP: CENTRO-07-0202-FEDER-034146

Designação do Projeto: Radio_VoIP – Comunicações para offshore

Duração do Projeto: O período inicialmente definido para implementação deste projeto decorria entre 1 de julho de 2013 e 31 de março de 2015, tendo sido posteriormente solicitado a alteração da data de conclusão do mesmo para 30 de junho de 2015.

Investimento Previsto e Incentivo Atribuído: No âmbito da candidatura que foi apresentada ao SI I&DT, foi aprovado um investimento total de 337.754,04 euros, tendo sido considerado como despesas elegíveis o montante de 336.353,94 euros. O incentivo atribuído à candidatura assume a modalidade de Incentivo não reembolsável, até ao valor de 243.106,31 euros.

Qren

Descrição do projeto: Atualmente a internet tornou-se uma parte omnipresente nas nossas vidas, sendo a janela de informação em todo o mundo. No entanto, o seu acesso não está disponível em todo o lado com a mesma facilidade. Este caso é evidente sobretudo quando estamos fora da cobertura celular. As redes celulares com serviços 3G e 4G podem fornecer uma ligação à internet, porém a sua cobertura é normalmente reduzida ao longo da costa e do mar.

As comunicações disponíveis para embarcações marítimas são reduzidas e caras uma vez que o acesso, nestas situações, é feito através de sistemas de satélite, tipicamente sistemas de satélite de abertura reduzida (VSATs).

Com este projeto pretende-se desenvolver um produto que permitirá, não apenas disponibilizar comunicações de voz e vídeo para as embarcações, como também disponibilizar uma aplicação que permitirá recolher informação georreferenciada sobre a embarcação. Estas aplicações assentam numa infraestrutura de comunicação rádio desenvolvida neste projeto.

Desta forma o projeto é dividido em três módulos: infraestrutura de comunicações, serviço de comunicações e sistema de informação georreferenciado.

Candidatura ao SI Qualificação PME – Projetos Individuais n.º 35656
NUP: CENTRO-07-0201-FEDER-035656

Designação do Projeto: INTER WAVECOM – Reforço da Internacionalização

Duração do Projeto: O período definido para implementação deste projeto decorre entre 1 de agosto de 2013 e 30 de junho de 2015.

Investimento Previsto e Incentivo Atribuído: No âmbito da candidatura que foi apresentada ao SI Qualificação PME, foi aprovado um investimento total de 347.729,17 euros, tendo sido considerado como despesas elegíveis o montante de 302.175,86 euros. O incentivo atribuído à candidatura assume a modalidade de Incentivo não reembolsável, até ao valor de 146.796,26 euros.

Qren

Descrição do projeto: A reflexão estratégica do plano de ação realizado, permitiu uma compreensão do negócio que claramente aponta para que o sucesso do negócio da Wavecom não passe apenas pela atividade no mercado nacional, sendo necessário, para alcançar os objetivos propostos pelos responsáveis da empresa, concretizar um conjunto de ações que visam potenciar os fatores competitivos críticos da empresa, essenciais para a sustentabilidade e performance do negócio.

Neste contexto, surge a necessidade de fortalecer a Wavecom, dotando-a internamente de meios que lhe permitam dar resposta ao mercado, para posteriormente focar a sua estratégia a um nível mais amplo de atuação. Assim, é enfoque do presente plano uma forte aposta no mercado externo, diversificando desta forma, o seu foco de atuação (mercado nacional e mercado externo) e potenciando a empresa e os seus produtos na Internacionalização dos mesmos.

Este projeto surge também como meio de promover a constante inovação da empresa ao nível dos produtos, pretendendo-se divulgar os mais recentes produtos desenvolvidos pela Wavecom, na área das comunicações unificadas, e comunicações via rádio. Os novos produtos, nomeadamente a Wavesys-Box (destinado essencialmente para o segmento das eólicas), têm surgido das constantes atividades de I&D desenvolvidas na empresa.

Candidatura ao SI I&DT – Projetos em Copromoção n.º 38985
NUP: CENTRO-07-0202-FEDER-038985

Designação do Projeto:WMAN_NG – Next Generation of Wireless Metropolitan Area Network

Duração do Projeto: O período definido para implementação deste projeto decorre entre 1 de setembro de 2013 e 30 de junho de 2015.

Investimento Previsto e Incentivo Atribuído: No âmbito da candidatura que foi apresentada ao SI I&DT, foi aprovado um investimento total de 181.475,24 euros, tendo sido considerado como despesas elegíveis o montante de 180.766,91 euros. O incentivo atribuído à candidatura assume a modalidade de Incentivo não reembolsável, até ao valor de 135.387,42 euros.

Qren

Descrição do projeto: Criação de uma infraestrutura de comunicações a nível metropolitano, de muito reduzido consumo energético, de baixo débito, e de utilização generalizada (para disponibilização de serviços urbanos, tipicamente M2M, que exijam elevada cobertura de rede).

Os pressupostos em que assenta a criação desta infraestrutura são:

(1) Cobertura universal em zonas metropolitanas – a cobertura deverá abranger todo o território, sem exceção.

(2) Reduzido consumo energético – os sensores e atuadores (endpoints) próprios de cada serviço deverão possuir um consumo energético bastante eficiente e reduzido, devendo ser energeticamente autónomos.

(3) Baixo débito de comunicações – a rede deverá, preferencialmente, servir aplicações que possuam exigências bastante reduzidas ao nível da largura de banda.

(4) Interoperabilidade integral – a infraestrutura deverá ser integralmente interoperável, i.e. tanto deverá permitir uma interligação uniformizada a distintos serviços de acesso à Internet (disponibilizados por operadores ou através de redes oportunistas), como uma interligação a diferentes fornecedores de sensores e de atuadores, bem como a third party developers que pretendam disponibilizar aplicações e serviços.

O principal desafio e alvo de estudo deste projeto é determinar o nível de compromisso adequado em termos de capilaridade da infraestrutura de rede que permita atingir uma cobertura universal e possibilite um consumo energético dos endpoints bastante reduzido.

Este compromisso não é garantido atualmente:

(1) pelas redes de acesso comummente disponibilizadas por operadores de telecomunicações, devido aos elevados consumos exigidos aos endpoints (GSM/GPRS, UMTS, WiFi, WiMAX,…);

(2) por redes de acesso que resolvam o problema do muito baixo consumo energético através de uma extrema capilaridade da rede (i.e. que exijam uma densidade elevada de pontos de acesso), pela sua instalação e manutenção se revelarem inviáveis economicamente.