COVID-19: Wavecom lança produto específico de controlo de ocupação de áreas balneares, o smartCounter 

O smartCounter é um sistema avançado de contagem que permite em tempo real identificar a ocupação das praias, sendo alimentado por painel fotovoltaico. Permite ainda fazer contagem de pessoas em áreas naturais, ciclovias, parques, jardins, e outros similares. 

Esta solução da Wavecom recolhe informação precisa através de um sensor óptico de contagem de pessoas em cada sentido, contabilizando em tempo real o total de entradas e saídas. 

Através do processamento dos vários pórticos, e tendo em conta as marés e consequente área disponível de praia, o sistema calcula automaticamente o número total de pessoas presentes na praia, a taxa de ocupação, a cor da bandeira ou semáforo correspondente, o total de entradas e o total de saídas.

Desta forma, na passada sexta-feira, dia 12 de junho, a Wavecom em articulação com a Câmara Municipal de Ílhavo, implementou o primeiro smartCounter, instalado numa das principais entradas da Praia da Barra, no concelho de Ílhavo (junto à Rua Manuel Facica, sendo esta rua também designada como “Rua 4”),estando o sistema a contabilizar e a fornecer dados desde essa data e relacionados com essa entrada https://beachcounter.wavesys.pt/showcase/barra_norte

De referir que o smartCounter pode também incluir semáforos indicativos do estado de ocupação das praias em articulação com os mecanismos já desenvolvidos e em implementação pelas autoridades responsáveis pela segurança das praias. . 

A plataforma desenvolvida assegura também a integração com a aplicação Info Praia, desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente.